quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

HSK - Teste de Proficiência Chinesa



O que é?

O Hànyǔ Shuǐpíng Kǎoshì (HSK) (chinês: 汉语 水平 考试), traduzido como Teste de Proficiência Chinesa, é o único teste padronizado da China de proficiência em língua chinesa padrão (mandarim) para falantes não-nativos, como estudantes estrangeiros na China e no exterior.

É comum se referir o HSK com um nível, ou "pontuação". Por exemplo, uma descrição do trabalho pode perguntar para os candidatos estrangeiros com "HSK5 ou melhor."

O teste é administrado pelo Hanban, uma agência do Ministério da Educação da República Popular da China.

Finalidade

O desenvolvimento começou em 1984 em Beijing Language and Culture University e em 1992 o HSK se tornou oficialmente um teste padronizado nacional. Até 2005, mais de 120 países participaram como locais regulares de testes. Os testes já foi feito em torno de 100 milhões de vezes (minorias étnicas chinesas inclusas). Fora da China, foi feito em torno de 1,9 milhões de vez. Em 2011 Beijing International Chinese College tornou-se o primeiro centro de testes HSK para realizar o teste HSK online.

O teste HSK é parecido com o teste de inglês TOEFL. Um certificado de HSK é válido em qualquer lugar na China. O teste tem como objetivo ser um certificado de proficiência da língua para fins educacionais e profissionais elevadas.

Todos os anos, os certificados do HSK são emitidos para aqueles que cumprem pontuações necessárias. Ao contrário do teste de chinês como língua estrangeira oferecidos em Taiwan e administrado em caracteres tradicionais chineses, o HSK é administrado em chinês simplificado. Além disso quem consegue excelentes resultados pode ganhar uma bolsa de estudos para o estudo da língua de curto prazo na China.


Níveis


Existem 6 níveis no HSK, cada um possui um número de vocabulário (ideogramas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário