É comum para iniciantes e às vezes até para os mais avançados que não tenham uma compreensão de como ideogramas chineses são estruturados. Isto inclui conceitos errados sobre os radicais e outros tipos de componentes. Neste artigo, vou abordar alguns dos erros comuns. Que tipos diferentes de componentes de ideogramas existem? O que é um radical?
Ideogramas compostos e componentes de ideogramas
A maioria dos ideogramas chineses são compostos, o que significa que eles consistem de vários ideogramas menores. Estes podem ou não ser usados como ideogramas individuais. Ideogramas são tipicamente combinados de formas específicas e, portanto, você não pode simplesmente quebrá-los.
Por exemplo, um ideograma como o 想 (xiǎng) "pensar" pode ser dividido em 相 e 心. Então 相 pode ser dividido em 木 e 目. Os três ideogramas 心, 木 目 não podem ser divididos mais que isso. Esta é a única maneira que este ideograma pode ser dividido, por isso não há ideograma que combina 心 com apenas 木 no topo.
Existem quatro principais formas de criação de ideogramas compostos, mas neste post, irei falar sobre ideogramas fonéticos-semânticos, que são o tipo mais comum de ideogramas.
Significado e som
Um componente de um ideograma tipicamente tem uma das duas funções: ou ele carrega informações sobre o som (um componente fonético) ou ele carrega informações sobre o significado (um componente semântico). Por exemplo, em um ideograma como o 看 (kan) "ver", 目 está relacionada com o significado do ideograma (que significa "olho").
Também deve ficar claro que o 马 (mǎ) "cavalo" em 妈 (MA) "mãe" provavelmente não está relacionado com significado. Por outro lado, é uma boa estimativa de que ele está relacionado com o som (a pronúncia difere apenas em tom). O mesmo é verdadeiro para alguns outros exemplos que ocorrem frequentemente no início de livros didáticos, tais como 吗 (MA) "(questão de partículas)" e 骂 (MA) "xingar". Eles não estão relacionados com os cavalos, assim 马 componente é incluído para mostrar que os ideogramas têm pronúncia semelhante ao 马. Um componente que transporta informação sobre som é chamada de um componente fonético.
Em alguns casos, não é óbvio que a função de um componente específico tem, eaí você precisa fazer investigação sobre etimologia do ideograma ou a pronúncia de formas mais antigas de chinês para ter certeza. Talvez eles soaram as mesmas milhares de anos atrás, mas não mais.
Radicais
Agora vamos voltar para os radicais. Para compreender o que são e como eles funcionam, precisamos olhar para como dicionários chineses estão estruturados. Tradicionalmente, dicionários chineses não são classificados em ordem alfabética, mas sim usar o que é chamado 部首 (bùshǒu) em chinês, que significa "chefe de seção" que nada mais é que os radicais.
Cada ideograma chinês tem apenas um radical. O número exacto de radicais varia. Na mais recente edição do 现代 汉语 词典, existem 201. Outro padrão de referência para os radicais é o dicionário Kangxi publicado em 1716, que contém 214 radicais. Nem todos os ideogramas são classificados por exatamente o mesmo radical em todos os dicionários, mas a maioria são. Dentro de cada seção, os ideogramas são classificadas segundo o número de traços adicionais necessários para escrever o ideograma, não incluindo o radical.
Um determinado componente de ideograma, por exemplo o 土 (tǔ) "terra", pode ser o radical em alguns ideogramas como em 境 (Jing) "situação", mas não em outros, como 肚 (du) "estômago". Que tipo de informação você acha 土 carrega em 肚?
Espero que este post tenha ajudado a compreender os diferentes tipos de componentes de um ideograma..Se você ainda tiver dúvidas, por favor, deixe um comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário